top of page

Dois aspectos essenciais para um PDI de sucesso 

Atualizado: 25 de set. de 2023


ree


Se você tem uma carreira dedicada em organizações, alguma vez na vida você já deve ter elaborado o seu PDI (Plano de Desenvolvimento Individual). Se você não sabe do que eu estou falando, essa é uma ferramenta que as empresas utilizam para que seus colaboradores estruturarem o plano de desenvolvimento e registrarem seus compromissos que serão acompanhados pelo gestor (ou pelo menos deveria).


Esses dias estava realizando um workshop sobre esse tema: o que um PDI precisa ter para ser um bom PDI. Durante as reflexões e compartilhamento de boas práticas, dois pontos chamaram a atenção dos participantes e foi ai que percebi que são aspectos tão comuns de serem esquecidos em um plano de desenvolvimento que resolvi compartilhar aqui.


1. Se você foca apenas em desenvolver seus pontos de melhoria, o máximo que você irá se tornar é um profissional mediano.


Isso mesmo que você leu. Vejo a maioria dos profissionais dedicando tutano e tempo (recurso mais precioso ultimamente) pensando em como melhorar aqueles aspectos que você não é tão bom, mas quanto de tempo e tutano você investe para elaborar um plano de fortalecimento daquelas competências que são as suas fortalezas?


Os seus super poderes te destacam, te diferenciam e contribuem para que você seja reconhecido. Eles não nasceram com você, eles se tornaram seu ponto forte porque você foi ao longo da sua trajetória praticando, se desafiando e se aprimorando neles (apesar de você pensar que é quase natural fazer o que você faz bem).


Dedicar esforço apenas para potencializar o que não está bom é diminuir o tempo que você tem em potencializar aquilo que te diferencia. Não acredito que um plano de desenvolvimento deva conter apenas ações para potencializar seus pontos fortes, mas acredito muito menos que focar naquilo que você não é bom não te leva para cima.


2. Não existe linha de chegada no desenvolvimento de competências.


Comportamento não é algo concreto. Dados e fatos tangibilizam o comportamento manifesto portanto, quando você desenha o seu plano de desenvolvimento, por acaso você inclui elementos que vão te ajudar a saber que você chegou lá?

Vou dar um exemplo, muitos dos PDIs a que tenho acesso tem como comportamento a ser desenvolvido a comunicação (vamos combinar que esse por si só já é um comportamento extremamente abrangente e que merecia ser único no seu plano - contém ironia). Se você fez o trabalho direitinho, você deixou mais evidente quais aspectos da comunicação você precisa desenvolver - ser mais objetivo nas reuniões e ter mais momentos de feedbacks focados com as equipes. Pronto, até aqui estamos bem. Ai você pensou naquelas ações práticas para realizar ao longo do ano e achou que o PDI terminou aqui.

Só que não! Como você vai saber que conseguiu sair do ponto A para o ponto desejado?

É nesse momento que entra a linha de chegada que você precisa criar. Te convido a responder no seu PDI, para cada comportamento a ser desenvolvido e potencializado, a seguinte pergunta: como vou saber que atingi o desejável?


Defina quais comportamentos você estará realizando, quais feedbacks você estará ouvindo, quem são as pessoas que vão te acompanhar e contribuir com sua evolução? Minha sugestão é que você seja tão específico nessas respostas quanto você deve ter sido ao definir as ações.


Inicialmente eu falei sobre dois elementos mas fiquei com vontade de compartilhar uma terceira reflexão.


3. Você não chega no futuro se não caminhar no presente.


Talvez esse terceiro ponto seja óbvio para você, mas trazendo para a realidade dos PDIs a prática dessa ferramenta nas empresas normalmente acontece uma vez ao ano, acontece que 12 meses é muito longe para que você mantenha o foco atento e de qualidade no seu plano.

Recentemente uma maravilhosa parceira de trabalho que também tenho o privilégio de ser uma grande amiga compartilhou um artigo da McKinsey que sugere que o aprendizado aconteça em uma abordagem 3x3x3, achei um excelente frame para você fracionar o suas ações e conseguir colocar em prática o seu plano maligno de conquistar o mundo (desculpe, aqui o Pink e Cérebro resolveram aparecer 😉).

O 3x3x3 orienta você a definir os três principais objetivos, as ações prioritárias para realizar cada um dos objetivos nos próximos 03 meses e 03 pessoas que podem apoiar o seu desenvolvimento. Só incluiria nesse frame as três atitudes que vão evidenciar que você atingiu seu objetivo inicial (acesse o artigo na íntegra: https://www.mckinsey.com/capabilities/people-and-organizational-performance/our-insights/intentional-learning-in-practice-a-3x3x3-approach),


Definir a fortaleza que você quer continuar praticando e estabelecer formas mensuráveis de identificar como você conseguiu chegar no desenvolvimento desejado são fatores essenciais para que você tenha um bom PDI. Que tal fazer o seu nas próximas 3 semanas?

Comentários


bottom of page